A chegada ao aeroporto

Posted: Julho 5, 2014 in 1 - ESO ASTRONOMY CAMP 2013 - Diário de Bordo

Sem título

 

Um pequeno susto em relação ao Lucas (o outro participante brasileiro) ao chegarmos ao Aeroporto de Milão. Ele logo saiu do avião e foi pegar as malas antes da gente. Ficamos encucados sobre como ele poderia ter “desaparecido” tão rápido dos nossos olhos. O procuramos em toda região do desembarque, mas nada. Pensamos que ele já pudesse ter deixado o lugar e estar com a equipe da ESO, do lado de fora. Saímos e nos deparamos com uma das monitoras segurando uma plaquinha “EsoCamp” e nos juntamos aos demais jovens que haviam chegado de vários países, mas nada do Lucas.

Uma senhora que surgiu na saída, por sorte, chegou até nós falando que um jovem tinha sido retido pelas autoridades, mas que não estava conseguindo se comunicar claramente com eles. Ela foi nossa salvação pois explicamos a ela que o garoto tinha ganho a bolsa de estudos para o curso e que não era nenhum aventureiro perdido. Ela levou nosso recado “aos caras”, que se comunicavam em italiano e o Lucas foi liberado.

Depois desse pequeno susto veio um episódio que me deixou muito … sei lá! A monitora da ESO foi me apresentar a duas professoras, uma turca e uma iraniana.  A professora turca me cumprimentou “normalmente”, com um aperto de mão, mas naquela euforia da chegada eu acabei estendendo a mão para a docente iraniana sem pensar nos costumes dela. Nossa… como eu fiquei sem graça, pois ela virou o rosto e baixou a cabeça. Choque cultural completo. De tão envergonhado que fiquei com a situação ela própria se desculpou (e eu também); e pelas poucas palavras que troquei com essa professora, ela me passou a impressão de que essa situação parecia ser corriqueira e fez um sinal para eu ficar tranquilo.

No fim do dia só me restou um pouco de apreensão pelas condições climáticas para observação do céu. O tempo estava completamente fechado, frio e muito, muito chuvoso. Dali todo o grupo foi de ônibus até o Saint-Barthélemy numa viagem que deve ter durado mais ou menos umas três horas.

Deixe um comentário