QUEM SOU EU?

dimi

Sou graduado em Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e obtive o título de mestre em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (UnB) com minhas investigações em Ensino de Astronomia, envolvendo um material didático de minha própria autoria: o miniplanetário, um pequeno projetor de baixo custo, que qualquer pessoa pode construir e fazer do próprio quarto, ou qualquer outro ambiente escuro, um planetário “de verdade”.

Na Sala de Ciências do Sesc, durante minha graduação, fiz um estágio e, anos depois, selecionei e orientei monitores nas últimas passagens do Planetário Móvel do Sesc pelo DF. Na UnB, também atuei no Planetário Itinerante, de projeção digital. Participei dos últimos três SNEF’s (Simpósio Nacional de Ensino de Física), realizados em Manaus, São Paulo e Uberlândia, respectivamente, apresentando e divulgando resultados de minhas investigações na área.

Em um projeto da UCB e do Clube de Astronomia de Brasília – CAsB -, em 2011, eu e mais um grupo de cerca de 20 físicos fizemos uma visita ao Deserto do Atacama, no Chile, para conhecer as instalações do Very Large Telescope (VLT) e conhecer o processo de produção de astrofotografias em nível amador, realizadas por alguns membros do CAsB. O VLT compõem o maior conjunto de telescópios óticos do mundo.

Em 2013, na última edição do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST) em Brasília, tive a honra de receber o convite de realizar a palestra que abriu o evento. Em 2014, fui convidado para realizar uma palestra em Araçatuba (SP), na abertura do COSMOS – tradicional evento da área das ciências espaciais. Nessas duas apresentações, divulguei o meu trabalho em Ensino de Astronomia. Também em 2014, realizei uma palestra de abertura dos trabalhos do Planetário Móvel do Sesc pela cidade de Corumbá (MS), onde fiz o treinamento da equipe que conduziria os trabalhos desse planetário.

Tenho trabalhos publicados em revistas nacionais (Física na Escola) e internacionais (Revista Latino Americana de Educação em Astronomia) em Ensino de Física. Recentemente, com auxílio dos paulistanos do Grupo Sputnik, de Divulgação e Ensino de Astronomia, o miniplanetário entrou para a lista de materiais didáticos que eles promovem. Frequentemente, por todo o país, recebo notícias de boas experiências didáticas que professores tem me descrito de utilização do miniplanetário. Ceará, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina são estados que me vem na lembrança de já ter recebido ou localizado pessoas nesses lugares propagando meu trabalho.

Fui professor de Física do Ensino Médio na Edusesc, conduzindo inúmeros projetos, tais como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o Projeto Eratóstenes Brasil, saídas de observação astronômica, palestras voltadas para a educação básica e outras atividades relacionadas com o universo astronômico. Orientei também uma estudante do 3º ano do Ensino Médio da EDUSESC que conquistou uma vaga em um acampamento internacional de Astronomia, na Itália, concorrendo com jovens de 23 países, promovido pelo ESO (Observatório Europeu do Sul – a maior organização de pesquisa astronômica do mundo), evento que reuniu 56 jovens de 19 nações. Atualmente, assumo a função de Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II no Edusesc  e atuo como professor de nível superior, ministrando disciplinas de Física para o curso de Engenharia Civil, no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN.

Comentários
  1. Lincoln Érik diz:

    Po, parabéns professor, muito boom o blog.
    Agora vo ter que me acabar estudando pela prova bimestral pra recuperação, abraço e até amanhã!

  2. Diones Charles diz:

    Parabéns Demétrius!

    Sempre empolgado e disposto a fazer com que a Física e o Ensino de Física se torne uma ciência interessante e atrativa. Você é um excelente professor e um dos melhores, como também, um exemplo de profissionalismo.

    Abraços e sucesso.

  3. Ildeney de Sousa(Poloca) diz:

    Lembro-me que quando nos conhecemos você ainda era estudante de Física e planejavamos montar cursos para atender as pessoas mais carentes,eu como meu gosto por matemática e vc por Física, eu acabei seguindo outro rumo e vejo que você seguiu firme e indo muito bem,Meus parabéns Rapaz!!!

  4. ediven diz:

    muito bom esse blog professor

  5. Edilson diz:

    Parabéns Professor;

    Abraços Edilson

  6. Muito Bacana o Blog
    Parabéns por todas as suas conquistas
    Achei muito interessante e acho muito legal astronomia
    Tanto quanto poder ter um planetário no quarto kk’

  7. Daniela Ribeiro diz:

    Otimo Professor❤

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s