Gilberto Gil sempre soube expressar em suas canções assuntos de ponta discutidos na ciência. Salvador Dali retratou com muita criatividade a relatividade do tempo em seus trabalhos. Olavo Bilac romantizou apaixonantemente o céu em sua poesia “Ouvir estrelas”. Durante o ESO Camp também não foi muito diferente: os organizadores do evento separaram os estudantes em grupos para demonstrarem em forma de poesia, desenho ou música o gosto pelos astros. Na minha opinião, saber expressar o conhecimento científico sob uma forma alternativa, como a artística, revela uma habilidade criativa sem igual.
Durante os dias em que tivemos no acampamento, os estudantes foram elaborando suas produções artísticas para apresentarem no último dia de atividades. A garotada se esforçou: brincadeira era “competitiva” e em cada categoria diversos grupos se apresentaram. De forma geral as expressões artísticas foram criativas, mas nenhuma superou a afinação e a inventividade das meninas que compunham o grupo que a Marcella integrou.
A cantoria do grupo dela foi uma paródia cuja letra estava relacionada à estrela Síruis – aparentemente a mais brilhante vista aqui da Terra. A equipe recortou melodias das canções “Somewhere Over The Rainbow” e “We will rock you” o grupo levantou “a galera”. Resultado: além de vencer na escola o Show e Talentos 2013 na categoria “canto”, a equipe das luluzinhas que a Marcella integrou também levou a vitória no posto de melhor canção no ESOCamp.